Gambás e um controlador natural dos escorpiões

Os escorpiões se reproduzem mais no verão e por isso essa época do ano é tão perigosa para acidentes com esses animais. O que muita gente não sabe é que os gambás são predadores naturais de pragas, como o escorpião.
Os gambás são inofensivos para os seres humanos. “A tendência é eles fugirem dos humanos. Tem pessoas que acham que eles vão machucar animais domésticos e na verdade é o contrário. Tem muita desinformação nesse sentido”, explica.
A dica é que se um gambá entrar dentro de casa, as pessoas abram bem o ambiente para ele poder fugir. Se ele aparecer no quintal, evitar o contato com animais domésticos.
Muitas pessoas ao encontrarem um gambá acabam matando o animal, sem saber a importância que eles têm para o ecossistema. “Os gambás comem muitos insetos, aranhas e escorpiões. Sem a presença deles há um aumento rápido na população desses animais e os riscos de acidentes são maiores”.
Quando eles estão com medo ou assustados, os gambás se fingem de mortos. Eles ficam imóveis até a ameaça ir embora. Outra técnica utilizada é um odor que é eliminado por duas glândulas que o animal possui em cada lado da abertura anal. Trata-se de uma excelente arma de defesa, que consegue manter à distância a maioria dos predadores.
Os gambás estão em menor número em matas bem preservadas, porque são presas fáceis para os animais selvagens. Por isso, eles são encontrados em maior número em ambientes degradados e próximo de áreas urbanas, onde há poucos predadores.